COP 21: por políticas verdes duradouras?

Volume
11,
Number
9
-
20 November 2015
20 November 2015
Dentro de alguns dias, milhares de pessoas chegarão a Paris com o objetivo de discutir o futuro da governança climática global. Ao desembarcarem na capital francesa, certamente serão tocados pelo estupor provocado pelos brutais acontecimentos de 13 de novembro em Paris. E, na condição de líderes,...
20 November 2015
Tendo em vista a aprovação da Agenda de Desenvolvimento pós-2015 e as negociações para o novo regime climático, quais foram as mudanças ocorridas na governança econômica global nas últimas duas décadas? O que aprendemos nesse período? Este artigo analisa as transformações observadas em matéria de comércio, investimento e desenvolvimento sustentável desde meados dos anos 1990.
20 November 2015
Este artigo argumenta que o Brasil está cada vez mais distante de uma estratégia de crescimento “verde” e que a especialização em commodities é o principal problema do modelo brasileiro. Com base nisso, o autor aponta para políticas capazes de reverter esse quadro.
20 November 2015
Este artigo analisa os alcances e limites do modelo articulado para o novo acordo climático e avalia a INDC apresentada pelo Brasil para a COP 21. Os autores discutem, então, alguns mecanismos fundamentais para que as metas ali especificadas sejam alcançadas.
20 November 2015
Este artigo argumenta que a INDC do Brasil é boa quando comparada a de outros grandes emissores de gases-estufa. No entanto, o autor a considera insuficiente perante o que o Brasil deve fazer para proteger o clima global e melhorar a economia do país.
20 November 2015
Este artigo discute práticas adotadas por setores da indústria com vistas à redução de emissões de gases-estufa. Com atenção especial à gestão de resíduos sólidos, o autor analisa a importância dos programas de capacitação e transferência de tecnologia para impulsionar práticas de mitigação no Brasil.
20 November 2015
Mitigação da mudança climática: políticas e progressos OCDE – outubro 2015 Com a 21ª Conferência das Partes (COP 21, sigla em inglês) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, sigla em inglês), a comunidade internacional terá a oportunidade de alcançar uma nova meta...
20 November 2015
ICTSD promove eventos paralelos à COP 21 Por ocasião da 21 a Conferência das Partes (COP 21, sigla em inglês) sobre o clima, que ocorrerá de 30 de novembro a 12 de dezembro, o International Centre for Trade and Sustainable Development (ICTSD) realizará uma série de eventos paralelos sobre comércio...