Obama e comércio: final feliz?

Volume
11,
Number
1
-
27 February 2015
27 February 2015
À medida que se aproxima de seu desfecho, a administração Barack Obama vai deixando um sabor amargo para muitos de seus apoiadores. Dirão os críticos que a "esperança" vendida pelo ex-senador por Illinois não se traduziu em feitos concretos. O próprio mandatário, em diversas ocasiões, lamentou a...
27 February 2015
Partindo de um mapeamento dos membros do novo Congresso dos Estados Unidos, a autora discute as prioridades da agenda legislativa para 2015 em matéria de comércio, com foco nas implicações dessa agenda para as negociações megarregionais e para o Brasil.
27 February 2015
Por meio de uma análise acerca do impacto da TPA sobre o desempenho comercial de gestões passadas do Executivo estadunidense, a autora conclui que esse mecanismo não constitui um elemento determinante de uma política comercial hiperativa.
27 February 2015
Embora a Internet tenha ampliado as possibilidades de participação de pequenas empresas no comércio internacional, o regime atual de regras de origem tem operado na direção contrária, elevando os custos de acesso a mercados externos. Com base nesse problema, os autores propõem uma reformulação do sistema de regras de origem no âmbito dos acordos megarregionais.
27 February 2015
A recente divulgação, pela UE, de seus textos para a TTIP e a opacidade das negociações da TPP têm animado debates sobre a medida de transparência desejável em uma tratativa comercial. O autor engaja com essa problemática e apresenta uma proposta que busca ampliar a transparência sem que o andamento das negociações seja prejudicado.
27 February 2015
Este artigo analisa o impacto das negociações do acordo entre Estados Unidos e União Europeia para as potências emergentes, com foco em Brasil e China. Com base nesses pontos, o autor sugere linhas de ação para esses dois últimos países.
27 February 2015
Política Industrial em Países de Alta Renda ICTSD – fevereiro 2015 O estudo analisa as tendências de política industrial nos países de alta renda desde o pós-guerra. Três fases distintas são identificadas nesse período. A primeira estende-se até a década de 1970, época em que as economias europeias...
27 February 2015
FAPESP e NSF lançam chamada para pesquisas em biodiversidade A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a National Science Foundation (NSF), dos Estados Unidos, acabam de lançar chamada de propostas de pesquisa e projetos de cooperação científica no âmbito dos programas BIOTA...