Noções abstratas, resultados concretos?

6 May 2015

Princípios, conceitos, ideias e noções fornecem uma baliza fundamental para a consecução de objetivos coletivos. O que torna uma ideia abstrata algo tão valioso é sua capacidade de amalgamar interesses que, a princípio, se mostram contraditórios. Não fossem as palavras fonte de enorme riqueza interpretativa, dificilmente poderíamos chegar a acordos. Ao viabilizar o estabelecimento de coalizões amplas, tais noções abrem espaço para um longo processo de diálogo, refinamento de preferências e uma eventual convergência de expectativas. Da mesma forma, a reunião de variadas visões de mundo permite o delineamento de uma síntese com maior resiliência frente a turbulências.

 

Há algo de abstrato na ideia de "desenvolvimento sustentável", e isso incomoda muita gente. De fato, não foram poucos os que usaram as palavras cunhadas pelo Relatório Brundtland para defender causas que, diferentemente do propósito original, contribuíram para retroceder em práticas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, por exemplo.

 

No entanto, o simples fato de noções como "sustentabilidade" serem obrigatórias no discurso contemporâneo já merece celebração. Ainda que décadas sejam necessárias para apurar uma formulação conceitual e conferir-lhe uma substância coerente, o aprofundamento da relação entre princípios abstratos como "desenvolvimento" e "sustentabilidade" somente será possível caso a maioria da população participe desse exercício.

 

A existência do Pontes constitui uma evidência da importância de discutirmos tais noções abstratas. Nosso principal objetivo é oferecer um espaço em que diferentes pontos de vista se encontrem e apresentem interpretações acerca dos complexos desafios contemporâneos nas áreas de comércio e desenvolvimento sustentável.

 

Para participar desse rico debate, as opções são diversas: seja no site da publicação, nas redes sociais ou por e-mail, você, prezado(a) leitor(a), tem o nosso compromisso de que suas ideias serão sempre ouvidas.

 

Esperamos que aprecie a leitura.

 

A Equipe Pontes

This article is published under
6 May 2015
Este artigo explora diferentes interpretações sobre a relação entre recursos naturais e desenvolvimento que pautaram políticas adotadas pelos países latino-americanos nas últimas décadas. Os autores apontam, então, alguns aspectos que devem ser levados em consideração em debates sobre estratégias de desenvolvimento na região.
Share: 
13 May 2015
A crise econômica e política da Venezuela deve ser debatida em breve no Senado Federal brasileiro. A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) recentemente protocolou dois requerimentos...
Share: