Publicações

19 December 2016

Propriedade Intelectual e Acesso à Ciência e Cultura: Conflito ou Convergência?

 

ICTSD – novembro 2016

Esse é o terceiro volume da série produzida em conjunto pelo Center for International Intellectual Property Studies (CEIPI) e pelo International Centre for Trade and Sustainable Development (ICTSD), sobre “Perspectivas Globais e Desafios para o Sistema de Propriedade Intelectual”. A nova edição explora a relação entre direitos de propriedade intelectual e o direito de ciência e cultura. O tema serviu recentemente como base para o aumento da jurisprudência e de relatórios de organizações internacionais, incluindo dois relatórios emitidos pelo Relator Especial das Nações Unidas sobre Domínio dos Direitos Culturais. A série de publicações CEIPI-ICTSD fornece textos de alta qualidade, orientados para as políticas sobre temas de relevância, por sua preeminência normativa, relevância econômica e impacto socioeconômico. O paper pode ser acessado aqui.

 

Relações econômicas entre América Latina, Caribe e China: oportunidades e desafios

 

CEPAL – novembro 2016

Este estudo da Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina e Caribe (CEPAL) foi elaborado por ocasião da visita do presidente da China, Xi Jinping, à sede da Comissão em novembro de 2016. A partir da perspectiva regional, o estudo aborda os principais desafios enfrentados pela China no processo de reforma de seu modelo de desenvolvimento. O estudo também apresenta um panorama atualizado sobre as relações de comércio e investimento entre China e América Latina, bem como as perspectivas para o Caribe nesse contexto. O quadro dessa análise é o Plano de Cooperação 2015-2019, aprovado na Primeira Reunião Ministerial do Fórum China-CELAC, realizada em Beijing, em janeiro de 2015. O texto está disponível aqui.

 

Um Guia Avançado de Análise de Política Comercial: O Modelo de Gravidade Estrutural

 

OMC e UNCTAD – novembro 2016

A Organização Mundial do Comércio (OMC) e a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD, sigla em inglês) lançaram um guia que descreve uma das ferramentas consideradas mais exitosas para analisar políticas comerciais: o modelo de gravidade estrutural. Com efeito, diversos trabalhos têm utilizado esse modelo para estudar e quantificar os impactos de vários fatores sobre o comércio internacional. O Guia fornece orientações práticas sobre como aplicar essa ferramenta à elaboração de políticas comerciais, da análise da política comercial ao equilíbrio geral, passando por todos os passos e dados necessários para realizar a análise. O estudo está disponível aqui.

 

Facilitação do Comércio e Cadeias Globais de Valor: Oportunidades para o Desenvolvimento Sustentável

 

ICTSD – novembro 2016

Nos países em desenvolvimento, existe um interesse crescente sobre a complexa relação entre cadeias globais de valor (CGVs) e os resultados do desenvolvimento sustentável em países de baixa renda, incluindo questões sociais e ambientais e do desempenho econômico e geração de renda. O paper analisa essa relação do ponto de vista da facilitação do comércio, conjunto de políticas que têm sido usadas para aumentar a inserção de países em desenvolvimento nas CGVs. Se as políticas são concebidas e aplicadas de forma adequada, há muito que a facilitação do comércio pode fazer para aumentar o envolvimento em CGVs, o que pode gerar implicações para as perspectivas de desenvolvimento sustentável. O paper está disponível aqui.

This article is published under
22 June 2017
Por que homens nativos brancos com baixo nível de escolaridade são particularmente atraídos pelo discurso do populismo de direita? Buscando atacar essa pergunta, o autor examina como fatores culturais e econômicos interagem ao moldar um status social subjetivo e como este está ligado ao apoio à direita populista.
Share: 
23 June 2017
Brasil e Rússia assinaram, em 21 de junho, o “Protocolo de Cooperação, Informação, Intercâmbio e Assistência Mútua”. O Protocolo agilizará a entrada de produtos brasileiros na Rússia. Os governos dos...
Share: