NAFTA: laboratório para novas regras comerciais?

Volume
14,
Number
2
-
11 April 2018
11 April 2018
A renegociação do Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA, sigla em inglês) suscita uma mescla de sentimentos. Entre muitos de seus observadores, o processo motiva esperança. Afinal, tratados de livre comércio são incompletos como qualquer contrato. Por mais que diplomatas e...
11 April 2018
Neste artigo, os autores mapeiam os fluxos de comércio e investimento entre Brasil e México e analisam esse quadro no contexto das diversas tentativas de aproximação e expansão da agenda bilateral.
11 April 2018
Neste artigo, a autora discute os blocos de propostas sobre a mesa de negociação do NAFTA e analisa as implicações desse processo para o sistema multilateral de comércio em geral, assim como para os países da América Latina.
11 April 2018
Partindo da ideia de que a precariedade das negociações do NAFTA contribui para tornar o comércio regional mais instável, os autores discutem três eixos por meio dos quais as instituições do bloco poderiam ser fortalecidas: solução de controvérsias; governança; e cooperação continental.
11 April 2018
Por meio de um mapeamento das principais disposições de direitos humanos da versão 1.0 do NAFTA, o autor analisa os pontos nessa matéria que o México deve considerar no processo de renegociação do Tratado.
11 April 2018
Analisando a interação entre o processo de renegociação do NAFTA e as eleições no México e nos Estados Unidos, o autor descreve como as diferentes pressões em jogo e algumas declarações estratégicas condicionam o futuro do acordo.
11 April 2018
Promovendo um desenvolvimento que fortaleça capacidades ICTSD – março 2018 A 11ª Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC) não entregou os resultados esperados no que diz respeito a tratamento especial e diferenciado (S&DT, sigla em inglês), principalmente devido a...