Brasil e República Dominicana buscam eliminar barreiras ao comércio e investimento

30 August 2018

Os governos do Brasil e da República Dominicana assinaram, em 23 de agosto, uma ata de compromisso que está orientada à eliminação de barreiras que afetam o comércio e o investimento entre ambos os países. O documento foi assinado pelo ministro de Relações Exteriores da República Dominicana, Miguel Vargas, e pelo vice-ministro de Promoção Comercial, Cooperação Técnica e Cultural do Brasil, Embaixador Santiago Mourão.  

 

Durante a 1a Reunião do Conselho Conjunto de Comércio e Investimento República Dominacana-Brasil, o ministro Vargas expressou sua satisfação por cumprir com os compromissos assumidos por ambas as autoridades no Memorando de Entendimento firmado em 14 de maio, na presença do secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Marcos Bezerra Abbott Galvão. Vargas também declarou que há grupos técnicos trabalhando para aumentar a corrente de comércio e investimentos por parte dos principais setores empresariais dos dois países.

 

Ademais, as delegações de Brasil e República Dominicana presentes à reunião identificaram espaços de colaboração institucional em áreas como promoção do comércio exterior, coordenação de missões empresariais, além de possibilidades de acordos institucionais em matéria de turismo e intercâmbio de informação aduaneira.

 

O Brasil exportou para a República Dominicana R$ 400,62 milhões no primeiro semestre de 2018 – um incremento de 35,73% em relação ao mesmo período de 2017. Os produtos mais exportados pelo Brasil ao país do Caribe são bens semimanufaturados de ferro e aço, segundo estatíticas do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). Com esse aumento, a República Dominicana é o 44º principal destino das exportações brasileiras.

 

É a primeira vez na história das relações comerciais que ambas as nações se reúnem sob o esquema do Conselho Conjunto de Comércio e Investimento para desenvolver ações e medidas que beneficiem os setores produtivos e empresariais. Além do ministro dominicano das Relações Exteriores e do vice-ministro de Promoção Comercial, Cooperação Técnica e Cultural do Brasil, estavam presentes na cerimônia o vice-ministro de Assuntos Econômicos e Cooperação Internacional da República Dominicana, Hugo Rivera; o embaixador do Brasil no país caribenho, Clemente de Lima Baena Soares Filho; e o embaixador dominicano no Brasil, Alejandro Arias Zarzuela, assim como representantes dos setores empresariais de ambos os países.

 

Reportagem ICTSD

 

Fonte consultada:

 

Prensa Latina. Dominicana y Brasil fortalecen comercio e inversión bilateral. (23/08/2018). Acesso em: 28/08/2018.

27 August 2018
Com o objetivo de discutir as novas estratégias da indústria siderúrgica ante a escalada das tensões comerciais envolvendo os Estados Unidos (ver Boletim de Notícias Pontes ), representantes do setor...
Share: 
31 August 2018
Os governos de Argentina e Brasil assinaram, em 24 de agosto, em Brasília (Brasil), um Memorando de Entendimento para avançar na integração de suas indústrias automotivas. O documento foi assinado...
Share: