Em busca de reformas no Mercosul, Uruguai negocia acordo comercial com Chile

15 April 2016

Com um intercâmbio bilateral de US$ 349 milhões em 2015, Chile e Uruguai pretendem fortalecer as relações bilaterais de comércio. Em 12 de abril, representantes de ambos os países encerraram em Santiago (Chile) a segunda rodada de negociações para um tratado de livre comércio. Na prática, o acordo expandirá a relação de bens e serviços atualmente coberta pelo arcabouço institucional do Mercado Comum do Sul (Mercosul). O encontro ocorre cerca de 40 dias após o lançamento oficial das negociações, em 23 de fevereiro.

 

Entre os temas discutidos na capital chilena estão barreiras técnicas, códigos sanitários e fitossanitários, facilitação do comércio, propriedade intelectual, regras de origem e serviços. Representantes chilenos e uruguaios também abordaram questões com um protagonismo crescente nas negociações comerciais, como direitos trabalhistas, gênero e meio ambiente (ver Pontes vol. 12, n. 2). Atualmente, o Uruguai é o sexto principal receptor de investimentos chilenos, com um total acumulado de quase US$ 4 bilhões no final de 2014.

 

A iniciativa constitui um passo adicional na estratégia uruguaia de buscar maior integração comercial (ver Boletim de Notícias Pontes). Embora o diálogo com o Chile esteja amparado pela estrutura fornecida pelo Mercosul, Montevidéu deseja ir além. Segundo seu ministro das Relações Exteriores, Rodolfo Nin Novoa, o Uruguai apresentará uma proposta na próxima reunião do bloco sul-americano que permita que os membros do Mercosul assinem, isoladamente, acordos bilaterais com outros países. O modelo buscado será semelhante àquele utilizado em 2004 para o acordo entre México e Uruguai, quando os outros integrantes do Mercosul permitiram que a iniciativa de Montevidéu avançasse, abrindo a possibilidade de uma adesão futura ao arranjo.

 

Reportagem Equipe Pontes

 

Fontes consultadas:

 

Buenos Aires Herald. Uruguay to propose changes to Mercosur at next summit. (07/04/2016). Acesso em: 14 abr. 2016.

 

El Observador. Uruguay y Chile avanzaron para cerrar TLC en julio de este año. (13/04/2016). Acesso em: 14 abr. 2016.

 

La Red 21. Chile y Uruguay concluyen segunda ronda de negociaciones para acuerdo comercial. (13/04/2016). Acesso em: 14 abr. 2016.

 

Prensa Latina. Chile y Uruguay avanzan hacia tratado de libre comercio. (12/04/2016). Acesso em: 14 abr. 2016.

13 April 2016
O Brasil formalizou, em 4 de abril, dois pedidos de consulta junto ao Órgão de Solução de Controvérsias (OSC) da Organização Mundial do Comércio (OMC). No primeiro caso, a delegação brasileira...
Share: 
17 April 2016
Prevista para a segunda semana de maio, a troca de ofertas entre o Mercado Comum do Sul (Mercosul) e a União Europeia (UE) gera preocupações entre os agricultores deste bloco. Recentemente, 13...
Share: