Informações úteis

11 June 2014

ICTSD realiza evento sobre mudanças climáticas

 

O International Centre for Trade and Sustainable Development (ICTSD) realizará, por meio de sua Plataforma Global sobre Mudanças Climáticas, Comércio e Energia Sustentável, o evento “Dia do Comércio e Mudanças Climáticas”. A iniciativa tomará lugar em 11 de junho, em Bonn (Alemanha), paralelamente às negociações oficiais da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, sigla em inglês). Nessa ocasião, haverá debates na interface dos dois temas que dão nome ao evento, com destaque para: esquemas de comércio de emissões; contenciosos comerciais relacionados ao clima; comércio agrícola e segurança alimentar; e difusão tecnológica. O programa completo encontra-se disponível aqui.

 

 

Inmetro contrata analista de barreiras técnicas

 

A Divisão de Superação de Barreiras Técnicas ao Comércio do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) está com seleção aberta para analista na área de barreiras técnicas. O trabalho está vinculado a atividades relativas aos compromissos do Brasil perante o Acordo sobre Barreiras Técnicas da Organização Mundial do Comércio (OMC), à execução de serviços de apoio a exportadores brasileiros e à realização de estudos e pesquisas na área. Os candidatos devem ter formação em Relações Internacionais, Economia, Direito ou Comércio Exterior e, preferencialmente, experiência profissional em relações internacionais ou comércio internacional. A faixa salarial é de R$ 4.000 (mais benefícios legais), e a carga horária é de 40 horas. O Inmetro está localizado à R. Santa Alexandrina, 416, bairro Rio Comprido-RJ. Para mais informações, telefone para: 21-2563-2800.

 

Conferência BBEST discutirá avanços em bioenergia

 

Com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de São Paulo (FAPESP), a Conferência Brasileira sobre Ciência e Tecnologia em Bioenergia (BBEST, sigla em inglês) realiza sua segunda edição entre 20 e 24 de outubro, em Campos do Jordão (SP). O evento constitui um espaço de interlocução para cientistas, estudantes, organizações não governamentais (ONGs) e representantes da indústria e do governo. Nessa ocasião, serão debatidos resultados de pesquisas nacionais e internacionais sobre bioenergia, na interface de áreas do conhecimento como: tecnologia, inovação, motores, meio ambiente, sustentabilidade, uso da terra, biomassa e novos combustíveis – com destaque para investigações empreendidas no âmbito do Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN). A programação da segunda edição da BBEST também conta com um dia voltado à formulação de políticas públicas em bionergia nas áreas de segurança alimentar, mudanças climáticas, inovação e desenvolvimento sustentável. Para consultar prazos de submissão de posters e acessar mais informações sobre a Conferência, clique aqui.

 

Unicamp tem escola de ciência para Bioenergia

 

Até 10 de junho, estão abertas as inscrições para a Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA) sobre o Presente e o Futuro da Bioenergia, que ocorrerá na Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), entre 10 e 17 de outubro. O evento visa a reunir pesquisadores brasileiros e estrangeiros para debater as perspectivas na área da bioenergia. As atividades serão realizadas na FEQ/Unicamp, localizada à Av. Albert Einstein, 500, na Cidade Universitária Zeferino Vaz, Campinas (SP). Acesse mais informações aqui.

 

UFSC realiza evento sobre blocos econômicos e potências emergentes

 

O Grupo de Pesquisa em Economia Política dos Sistemas-Mundo (GPEPSM) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está organizando o VIII Congresso Brasileiro em Economia Política dos Sistemas-Mundo, que será realizado em 20 e 21 de outubro, em Florianópolis (SC). Em 2014, o evento será organizado em torno do tema “Blocos econômicos, potências emergentes e acordos comerciais na perspectiva dos sistemas-mundo”. Os organizadores ressaltam que também são bem-vindos trabalhos que critiquem a perspectiva dos sistemas-mundo. Os interessados devem enviar, até 10 de agosto, os trabalhos completos (em formato Word ou PDF, com 25 páginas no máximo) para o e-mail <gpepsm@contato.ufsc.br>.

TAG: 
Event
This article is published under
11 June 2014
A administração do presidente Barack Obama anunciou, em 2 de junho, um plano para reduzir em 30% – sobre os níveis registrados em 2005 – as emissões de dióxido de carbono de todas as usinas geradoras...
Share: 
11 June 2014
A implementação de políticas de esgotamento: lições de experiências nacionais ICTSD – dezembro 2013 O conceito de esgotamento – que define o término do controle do detentor de direitos de propriedade...
Share: