Mercosul e UE apressam negociações para concluir acordo de livre comércio

8 February 2018

Os ministros das Relações Exteriores dos países do Mercado Comum do Sul (Mercosul) e os comissários de Comércio e de Agricultura da União Europeia (UE) reuniram-se, em 29 e 30 de janeiro, em Bruxelas (Bélgica), com vistas a conferir impulso político às tratativas do acordo entre os dois blocos, que já se estendem por mais de 20 anos. Paralelamente às conversas entre os representantes dos dois blocos, ocorreram reuniões técnicas para trabalhar detalhes finais de capítulos específicos.

 

Os representantes europeus apresentaram uma nova oferta para o setor de carne bovina, chegando a 99 mil toneladas – em contraste com as 70 mil ofertadas anteriormente. No entanto, os representantes do Fórum Mercosul da Carne (FMC) rechaçaram a nova proposta, sob o argumento de que o documento não contém detalhes fundamentais, como os procedimentos para a administração dessas cotas, além de constituir uma cota menor do que aquela ofertada em 2004. Para o FMC, tampouco ficou claro se a tarifa intracota será mantida.

 

As negociações têm sido aceleradas de modo que sejam concluídas antes das eleições presidenciais no Brasil, programadas para outubro, e das eleições parlamentares e mudanças previstas para 2019 no Comissariado da EU – o que poderia levar a um atraso de mais um ano e meio para o fechamento do acordo.

 

Segundo o ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Eladio Loizaga, após o encontro ministerial ocorrido em Bruxelas na última semana de janeiro de 2018, houve avanços significativos nas negociações. Loizaga estima que o acordo pode ser concluído em finais de fevereiro, em Assunção.

 

Ainda é preciso concluir as negociações nos capítulos de normas de origem, acesso das empresas europeias aos serviços marítimos do Mercosul e propriedade intelectual. Por isso, as partes seguem negociando em nível técnico neste momento em Bruxelas, confiando poder chegar à celebração do Acordo UE-Mercosul na próxima reunião de Cúpula, a ser realizada em 26 de fevereiro, em Assunção.

 

Reportagem ICTSD

 

Fontes consultadas:

 

Bridges. EU, Mercosur Ministers Ramp Up Efforts to Close Trade Deal During Brussels Meeting. (01/02/2018). Acesso em: 05/02/2016.

 

El Cronista. El Mercosur y la UE liman diferencias y se acercan a un acuerdo. (31/01/2018). Acesso em: 05/02/2018.

 

Português do Brasil. União Europeia e Mercosul negociam contra o relógio. (30/01/2018). Acesso em: 05/02/2018.

 

Politico. EU races against the clock to seal beef-for-cars trade deal. (26/02/2018). Acesso em: 05/02/2018.

14 December 2017
A 11ª Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC) chegou ao fim com resultados multilaterais pouco significativos. No último dia, grandes grupos de membros confirmaram seus...
Share: 
9 February 2018
Os países que integram a Aliança do Pacífico (Chile, Colômbia, México e Peru) finalizaram, em 2 de fevereiro, a segunda rodada de negociações em Gold Coast (Austrália), com o objetivo de dar...
Share: