Nona rodada de negociações entre México e UE é finalizada antes do previsto

22 February 2018

Representantes do México e da União Europeia (UE) finalizaram, em 20 de fevereiro, na Cidade do México, a nona rodada de negociações para a modernização do tratado de livre comércio já existente entre os dois parceiros (conhecido pela sigla TLCUEM). Com encerramento previsto para o final desta semana, a rodada foi concluída dois dias antes devido a divergências no tema de regras de origem no setor de veículos e autopeças. Apesar da súbita mudança no cronograma, as delegações mexicana e europeia concluíram cinco capítulos nas áreas de barreiras técnicas, empresas estatais, subsídios, corrupção e serviços. Com isso, as negociações foram encerradas em um total de 10 capítulos.

 

Diante da antecipação do fim da rodada, os comissários europeus de Comércio e de Agricultura, respectivamente, Cecilia Malmström e Phil Hogan, cancelaram suas viagens para o México para estarem presentes no fechamento das negociações. Segundo fonte da Comissão Europeia (CE), os comissários foram informados de que não existiam avanços técnicos o suficiente e, portanto, não era possível determinar um compromisso nesse momento por parte da UE.

 

Segundo comunicado de imprensa da Secretaria de Economia do México, a modernização do TLCUEM constitui uma prioridade na agenda comercial do México – país que tem priorizado o fortalecimento da integração com sócios comerciais históricos e a diversificação das relações comerciais com outras regiões do mundo. Segundo o órgão mexicano, os dados históricos do TLCUEM demonstram a relevância do fluxo comercial entre as partes:  durante os 17 anos de vigência do acordo, o comércio entre México e UE triplicou, saltando de US$ 20,8 bilhões para US$ 61,7 bilhões ao ano. Nesse contexto, comunicaram que as discussões com a UE devem continuar com o objetivo de alcançar um acordo que possa satisfazer os novos interesses comerciais de ambas as partes.

 

O TLCUEM está vigente desde julho de 2000 e faz parte do Acordo de Parceria Econômica, Cooperação Política e Cooperação México-UE, que busca promover o diálogo político e intensificar a cooperação entre ambas as partes. Em 2016, as partes iniciaram negociações formais para uma modernização desse tratado de livre comércio, com o objetivo de incluir temas como investimentos, concorrência, coerência regulatória, desenvolvimento sustentável, energia, matérias primas, pequenas e médias empresas e solução de controvérsias.

 

Para o México, finalizar a modernização do acordo comercial com a UE é parte de uma estratégia para reduzir sua dependência comercial em relação aos Estados Unidos – destino de quase 80% das exportações mexicanas. A busca contínua por novos sócios comerciais e a modernização de acordos já assinados pelo México está diretamente ligada às incertezas quanto ao Tratado de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA, sigla em inglês).

 

Reportagem ICTSD

 

Fontes consultadas:

 

Excelsior. Estancada modernización de acuerdo comercial entre México y UE. (20/02/2018). Acesso em: 22/02/2018.

 

Expasión. Los 6 tormentos en la revisión del TLC de México y la Unión Europea. (21/02/2018). Acesso em: 21/02/2018.

 

Secretaría de Economía de México. Concluye la Novena Ronda de Negociación para la Modernización del Tratado de Libre Comercio entre la Unión Europea y México. (20/02/2018). Acesso em: 21/01/2018.

21 February 2018
Em março deste ano, o governo do Canadá dará início a negociações comerciais com vistas a um tratado de livre comércio com os membros do Mercado Comum do Sul (Mercosul). As tratativas com o bloco sul...
Share: 
27 February 2018
O Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) participou, em 19 e 20 de fevereiro, do III Encontro de Integração Iberoamericana e da Aliança do Pacífico, em Lima (Peru). Organizado pela Câmara...
Share: