O final, o Brasil decide

2 October 2018

O Pontes de setembro publica artigos que refletem sobre os desafios a serem enfrentados pelo(a) próximo(a) presidente do Brasil nas áreas de comércio e desenvolvimento sustentável. Para tanto, convidamos especialistas de distintos setores e atividades profissionais. Mais do que esgotar um debate tão relevante – algo impossível devido à complexidade dos temas aqui cobertos –, buscamos contribuir para a consolidação do debate sobre o futuro do país baseado no intercâmbio de ideias e na avaliação de custos e benefícios antes da definição de prioridades para a implementação de políticas.

 

Evidentemente, nem todas as posições existentes no espectro político ou acadêmico serão representadas nas páginas a seguir. Mesmo a mais exaustiva coleta de preferências dos variados grupos que compõem a sociedade brasileira seria insuficiente. Esse exercício é, no entanto, mais relevante do que nunca em tempos de crescente animosidade em relação às instituições e organizações existentes. Acima de tudo, esse número do Pontes reivindica um estilo particular de participar do debate público. Sua relevância depende diretamente tanto da manutenção de uma filosofia de trabalho quanto do florescimento de iniciativas semelhantes, a fim de permitir a captura de uma ampla fotografia das forças mais dinâmicas do país.

 

Nesse sentido, o trabalho para o Pontes de setembro começa muito antes de sua publicação. Da mesma forma, o impulso que nos leva a publicar o presente número seguirá adiante uma vez encerrado esse ciclo eleitoral. Acima de tudo, buscamos viabilizar a construção de consensos baseados em critérios reconhecidos por todos os participantes do debate. Ou seja, oferecemos uma plataforma para que os muitos grupos de interesse existentes na sociedade apresentem e aperfeiçoem seus pontos de vista.

 

Nos últimos 14 anos, essa tem sido a missão do Pontes. Chegamos às eleições presidenciais de 2018 conscientes do nosso importante papel na construção de uma agenda propositiva capaz de inspirar avanços na governança do Brasil. Dentro dessa lógica, entretanto, somos meros coadjuvantes: caberá a você, prezado(a) leitor(a) e parte integrante do debate, compartilhar os frutos de seu trabalho e reflexões com os outros membros da nossa comunidade. Para tanto, reafirmamos o convite para que contribua com esta publicação. Independentemente do(a) vencedor(a) das eleições presidenciais do Brasil, o intercâmbio de ideias e a reflexão sobre os rumos a serem tomados pelo país continuará por aqui.    

 

Esperamos que aprecie a leitura.

 

Equipe Pontes

This article is published under
2 October 2018
Sob uma perspectiva argentina, o autor discute os fatores socioeconômicos e políticos que explicam o quadro de crise no Brasil e analisa alguns cenários para as eleições à Presidência à luz desse contexto.
Share: 
7 October 2018
O governo dos Estados Unidos recentemente criticou as políticas comerciais adotadas pelo Brasil, por considerá-las “as mais duras do mundo” em termos de proteção à indústria. As tarifas aplicadas...
Share: